Faça Turismo Cultural Noturno

Descubra as vilas medievais iluminadas da região fronteiriça, entre Portugal e Espanha.
No verão, longe das altas temperaturas, os castelos, as fortalezas e as ermitas vestem-se a rigor à noite, para receber com orgulho os visitantes.
A marca “Destino de Turismo Cultural Noturno” nasce da vontade dos parceiros da Eurorregião EUROACE (Alentejo-Centro-Extremadura), em iluminar monumentos em vilas e aldeias escondidas, no exterior.

Conheça o património cultural, histórico e gastronómico, que deu origem a lendas e histórias, ao longo de gerações. E que “pisca o olho” aos fãs de séries épicas, como “A Guerra dos Tronos”, que desejam viver uma aventura por ruelas, muralhas e torres, com arcadas góticas e varandas de ferro forjado.
Descubra a Região Raia à Noite
O Alentejo e a Extremadura convidam a viver devagar. A saborear o momento, sem pressas e longe das multidões. A sair ao fim do dia, quando a temperatura convida ao exterior. A apreciar as noites quentes e calmas de verão, sem distrações.
Longe da poluição das grandes cidades, a zona Raia é o local privilegiado para observar as estrelas e as constelações à noite. Um excelente pretexto para desafiar a família e os amigos para uma atividade noturna.

Ou, quem sabe, reunir as crianças e organizar uma divertida “Caça aos Gambozinos”, enquanto descobre o património histórico da região.
Este é também o cenário ideal para os mais românticos. Faça uma declaração de amor num castelo, que outrora abrigou a realeza, ou numa ermita, cuja Nossa Senhora abençoa os enamorados.
Nova Rota Turística para As Noites Quentes de Verão
O Alentejo e a Extremadura são regiões interiores, marcadas por verões quentes e secos, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC, sobretudo nos meses de junho, julho e agosto.

O que convida à sesta ou siesta, em que os habitantes permanecem em casa depois do almoço e as lojas estão fechadas, das 14h às 17h.
O calor extremo no verão também afasta os turistas, que têm dificuldade em andar na rua e procuram por sombras e espaços frescos.

Por esse motivo, o final da tarde é a altura mais agradável para passear no exterior. As temperaturas descem, até aos 25ºC e 20ºC, e os dias são mais longos no verão (cerca de 10 horas de sol).
O entardecer é um momento mágico nesta região, celebrado por trovadores, escritores e poetas. Deslumbre-se com o magnífico pôr do sol, em que o céu cobre-se de matizes laranjas, azuis e roxas, sobre os montes e as planícies de perder de vista.

Uma zona geográfica, polvilhada por sobreiros, oliveiras e trigo amarelo, conhecida pela sua cortiça, o azeite, o porco ibérico, o queijo e o vinho, sem esquecer a famosa doçaria conventual.
Projeto Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
Projeto
Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
CO-FINANCIADO pela União Europeia pelo programa Interreg VI-A
Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027