CASTELO DE VALÊNCIA DE ALCÂNTARA

Província de Cáceres, Extremadura, Espanha
Está a planear uma viagem à região espanhola da Extremadura? Aproveite para fazer uma paragem em Valência de Alcântara, uma cidade fronteiriça, situada entre o Alto Alentejo e a província de Cáceres.
Valência de Alcântara é um município espanhol, do distrito da Serra de San Pedro, situado na Extremadura, a oeste da província de Cáceres. Fica próximo da fronteira de Portugal, a um salto de Castelo de Vide e de Marvão, no Alentejo.
Visite o impressionante conjunto Megalítico (formado por 41 dólmens), a ponte romana, o património do centro histórico e o seu bairro gótico-judeu, que foi declarado Conjunto Histórico-Artístico Nacional, em 1997.
O maior bairro judeu da província de Cáceres tem 19 ruelas, com portas e janelas ogivais. Rodeado por uma muralha, o bairro foi construído sobre uma colina, onde pode visitar a fortaleza do Castelo de Valência de Alcântara.

A diversidade de culturas - muçulmana, judaica e cristã - deixaram um valioso legado de conhecimento ancestral neste município raiano.
Além disso, a Serra de San Pedro e o Parque Natural do Tejo Internacional, fazem de Valência de Alcântara um dos destinos turísticos mais atrativos da Extremadura.
Castelo de Valência de Alcântara
Sabia que este castelo já pertenceu aos portugueses?
Visite a fortaleza do castelo de Valência de Alcântara que, durante várias décadas do século XX, foi o Quartel-General da Guarda Civil.
Percorra a sua muralha a pé, que tem as melhores vistas sobre a cidade e contemple a paisagem, que se estende até ao Alentejo.

Conheça a história escondida nestes muros, entre as tropas portuguesas e as espanholas, e descubra as estruturas que formam o castelo.
Aprecie a sua construção e disposição. A irregularidade do seu traçado e da planta, que foi adaptada aos novos tempos e à estrutura urbana, à medida que a cidade cresceu.

Dentro do castelo, visite o Centro de Identidade dos Primeiros Colonos para conhecer a cultura megalítica e pré-histórica, como o Centro Megalítico Europeu e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo Internacional.
Castelo de Valência de Alcântara: Uma Viagem ao Passado
De origem muçulmana, a fortaleza foi reconstruída quando a Ordem de Alcântara, sob as ordens de Alfonso IX, assumiu o edifício, em 1221. Ao longo dos anos, foi remodelada, devido aos confrontos entre os espanhóis e os portugueses.

O seu traçado atual - data dos séculos XVI e XVIII - tendo sido restaurado para adaptar a fortaleza à época.
Inicialmente, a Torre da Homenagem estava localizada fora do recinto fortificado. Ao longo dos anos, acabou por ficar dentro deste espaço, assim como a cisterna, a igreja de Rocamador e uma série de baluartes.
Centro de Identidade dos Primeiros Colonos
Dentro do castelo, encontra o Centro de Identidade dos Primeiros Colonos.

Este espaço com elementos audiovisuais e interativos, convida à descoberta dos elementos da cultura megalítica e da Pré-História, que se destacam no meio envolvente do Tejo Internacional.
O centro tem uma área de exposição com um mapa do território, a interpretação contemporânea de um dólmen, painéis explicativos e réplicas de objetos pré-históricos. Assista também ao vídeo na câmara do dólmen.

Para uma experiência mais imersiva, experimente usar os óculos de realidade virtual para conhecer diferentes áreas do Tejo Internacional, como monumentos megalíticos e manifestações da Pré-História. Esta informação está disponível em inglês, espanhol e português.
Curiosidade Histórica
A cidade foi sede dos cavaleiros da Ordem de Alcántara, onde foi assinado o Tratado de Alcáçovas, a 4 de setembro de 1479, entre as coroas de Castela e Portugal. Este tratado de paz pôs fim à Guerra da Sucessão do Reino de Castela e, pela primeira vez, definiu as áreas de influência de expansão económica e cultural das duas coroas.
Gastronomia Local
A herança cultural estende-se à cozinha tradicional, em que os derivados de porco e de borrego estão em destaque. Como os pratos regionais de cachuela, o buche, as morcillas mondongas, a chanfaina, o frite de cordero ou as típicas migas, sem esquecer os pratos e os guisados feitos com carnes de caça.

Na confeitaria, prove as roscas e os fritos de casamento, os famosos bolos de Páscoa e as tortas de torresmos. Faça uma pausa e prove estas especialidades gastronómicas, com os melhores produtos da região, nos restaurantes da cidade.
Castelo de Valência de Alcântara
Como Chegar a Valência de Alcântara:
De Portugal
  • De Lisboa (251 km) através da A23 e A1
  • De Évora (137 km) através da IP2
  • De Castelo de Vide (28 km) através da N246-1 e N-521
  • De Faro (416 km) através da A2
  • Do Porto (316 km) através da A1
De Espanha
  • De Madrid (397 km) através da A-5
  • De Sevilha (310 km) através da A-66
  • De Málaga (512 km) através da A-92 e A-66
  • De Cáceres (92 km) através da N-521
Projeto Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
Projeto
Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
CO-FINANCIADO pela União Europeia pelo programa Interreg VI-A
Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027