ERMITA DE NOSSA SENHORA DE CARRIÓN

Província de Badajoz, Extremadura, Espanha
Situada na província de Badajoz, junto ao rio Gévora, nos arredores da vila, a Ermita de Nossa Senhora de Carrión abriga a padroeira de Alburquerque, uma imagem de culto e de devoção popular.
A vila de Alburquerque está situada na Serra de São Pedro, a noroeste da província de Badajoz, na comunidade autónoma da Extremadura, entre a cidade de Badajoz e a vila de Valência de Alcântara.
Conhecida como "Los Baldíos de Alburquerque", a sua paisagem está coberta de sobreiros, sendo o município famoso pela sua indústria de produção de cortiça.
O seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural. Dentro das muralhas, encontra-se o Castelo Medieval de Albuquerque (Castillo de Luna), um monumento que simboliza a importância estratégica do controlo das fronteiras na zona raia espanhola-portuguesa.

Do Castelo de Luna, aprecie a vista deslumbrante sobre a vila e a Ermita de Nossa Senhora de Carrión.
A Ermita de Nossa Senhora de Carrión
Este local de culto, em homenagem à Nossa Senhora de Carrión, a padroeira de Albuquerque, convida ao silêncio e à oração.

A Ermita de Nuestra Señora de Carrión fica localizada a cerca de 8 km de Alburquerque, em direção a La Codosera, na margem direita do rio Gévora.
O edifício construído entre os séculos XVII e XVIII, com as paredes caiadas de branco, é um local de culto apreciado pelos residentes e peregrinos, que elogiam o ambiente acolhedor de fé e de paz.

Nas laterais e na fachada, a nave do templo é rodeada por um pórtico com arcos de meio ponto ligeiramente rebaixados. Sobre o pórtico encontra-se uma açoteia, com o parapeito decorado de adornos geométricos.
O espaço interior é amplo e com abóbadas, de notável largura na nave e um grande desenvolvimento longitudinal. A nave divide-se em quatro tramos, cobertos por uma abóbada de canhão com lunetas.

Dentro da capela-mor, destaca-se o esplêndido retábulo barroco-churrigueresco (também conhecido como barroco mexicano), de meados do século XVIII, que apresenta uma cúpula semiesférica sobre pendentes.
No centro do retábulo, atrás da urna de cristal, encontra-se exposta a Virgem de Carrión, uma escultura em madeira policromada de estilo renascentista.

Na parte inferior do santuário, existe ainda uma praça aberta, onde se situam a praça de touros, a casa das novenas e a do mordomo.

Após a visita a este santuário, aproveite para apreciar a fantástica vista panorâmica sobre a vila de Albuquerque.
Curiosidade
A Festa da Nossa Senhora de Carrión realiza-se a 7 de setembro. Os habitantes de Alburquerque celebram a tradicional romaria em honra da sua padroeira, a Virgem de Carrión, sendo a ermita o ponto de encontro e de peregrinação.
Organizado pela Junta de Governo da Irmandade de Nossa Senhora de Carrión, o programa apresenta dois dias de atividades. A celebração inclui o tradicional torneio de tiro ao prato, o concurso equestre, os jogos tradicionais, a oferta de flores e as danças regionais. Na manhã, de 8 de setembro, realiza-se a celebração religiosa na ermita, com a missa seguida da procissão.

Para encerrar as festividades, à noite, os visitantes podem assistir ao espetáculo de fogo de artifício, na Plaza de España, no centro da vila.
Gastronomia Local
A cozinha de Alburquerque é uma mistura de receitas espanholas e portuguesas. Saboreie as famosas migas, o gaspacho extremenho, o borrego assado e os Quesos de la Serena, entre outras especialidades locais.

O porco ibérico é um dos tesouros da Extremadura. O seu presunto é considerado um dos melhores do mundo (Denominação de Origem Protegida Dehesa de Extremadura).

Além dos enchidos ibéricos, encontra também pratos (com os cortes de carne), como o lomo, o solomillo, as plumas, os secretos, os lagartos, as presas, as bochechas e as chuletas.
O cordeiro (ou vitela da extremadura), seja assado, em caldeirada ou em “guiso de bodas”, é típico da região.

A abundância de caça (perdizes, pombas, rolas, coelhos, lebres, javalis e cervos), que pode ser acompanhada de cogumelos variados - como túberas, aspargos trigueiros ou cardillos - é um exemplo da cozinha de vanguarda.

As tencas (peixe) feitas em escabeche, fritas ou marinadas, competem em qualidade com a truta, que também é pescada na região.
Ermita de Nossa Senhora de Carrión
Como Chegar à Vila de Albuquerque:
De Portugal
  • De Lisboa (256 km) através da A6
  • De Évora (131 km) através da EX-110 e A6
  • De Beja (210 km) através da A6 e IP2
  • De Faro (410 km) através da A6 e A2
  • Do Porto (353 km) através da A1
De Espanha
  • De Madrid (375 km) através da A-5
  • De Sevilha (274 km) através da A-66
  • De Cáceres (70 km) através da EX-303 e N-521
  • De Badajoz (46 km) através da EX-110
  • De Mérida (83 km) através da EX-214
Projeto Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
Projeto
Ilumina Raia
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
BENEFICIÁRIOS
PARCEIROS
CO-FINANCIADO pela União Europeia pelo programa Interreg VI-A
Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027